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CRA

Histórico: Biblioteca do Colégio Marista de Londrina

Biblioteca Antiga - "Gustavo Barroso"

Biblioteca Atual - CRA
       A primeira Biblioteca do Colégio recebeu o nome de Gustavo Barroso e era instalada em uma das salas de aula no segundo andar.
Gustavo Barroso foi um notável historiador, jornalista e diplomata brasileiro, autor também de poesias, ensaios e crônicas. Fundou e dirigiu o Museu Histórico Nacional, foi membro da Academia Brasileira de Letras e exerceu outros cargos públicos. 
     A atual Biblioteca do colégio é instalada no subsolo do Colégio Marista de Londrina. Através de reuniões com o engenheiro e arquiteto da construtora Yoshii e a Bibliotecária, foi então idealizado e projetado um novo modelo de Centro de Informação.  
      A inauguração aconteceu em 16 de junho de 1998, com o nome de CRA (Centro de Recursos de Aprendizagem).
Horário de atendimento:
Colégio Marista de Londrina – Biblioteca Central e Infantil
Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA)
Funcionamento: Segunda a sexta-feira – 7h15min às 18h
Bibliotecária: Márcia Luciana Müller- CRB 9/1099
Auxiliar: Luciene Cristina Silva Vrechi
Orientações Gerais:
Cuide bem dos livros e revistas; não os suje, não arranque nem dobre suas folhas.

Use sempre o marcador de livros.

Deixe o livro utilizado sobre as mesas.

Os livros perdidos ou danificados devem ser substituídos pelo mesmo título.

Não lanche na Biblioteca.

Guarde sua bolsa nos armários.

Cuide da sua biblioteca com carinho.

Cantinho da leitura - Projeto Biblioconexões

Pesquisa Escolar

Depois de escolhido o tema da pesquisa, faça o planejamento:
·   Quais os objetivos da pesquisa.
·   Quem vai fazer a pesquisa : será individual ou em grupo. O assunto será dividido entre os alunos?
·   Defina as fontes que serão usadas: livros, jornais, revistas, internet, cd-roms, filmes, entrevistas, outras.
·   Defina os prazos da pesquisa: Quanto tempo ela será feita? Quando você tem de terminar?

  1.  Selecione no mínimo duas fontes de consulta do assunto procurado. Leia as informações e as compare verificando em que são diferentes e se uma completa a outra
  2.  Leia atentamente todo o texto.
  3.  Leia as explicações acima ou abaixo das ilustrações.
  4.  Procure no dicionário as palavras que lhe são desconhecidas.
  5.  Ao ler o texto, anote em uma folha o que achar importante. Se o material de consulta for seu, você pode grifá-lo e fazer anotações.
  6. Questione-se sobre o assunto para ver se entendeu tudo. Anote as dúvidas para esclarecimento em sala de aula.
  7. À medida que for consultando as fontes, anote em uma folha as informações necessárias para elaboração da bibliografia.
  8. Depois de compreender o assunto pesquisado, produza o seu texto ou as questões propostas em um rascunho, para depois passá-lo a limpo.
  9. Faça a introdução e a conclusão.
  10. Ao passar as informações a limpo siga as orientações fornecidas pelo professor e pela biblioteca para a apresentação do trabalho.

Dicas para apresentação do trabalho escrito:

  1. Organizar o trabalho separando em três partes: introdução, desenvolvimento do texto e conclusão.
  2.  As informações devem ser apresentadas na seguinte ordem: capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento/texto, conclusão, referências, e anexos(opcional)
  3.  As referências bibliográficas são as fontes utilizadas para a pesquisa escolar : livro, revistas, enciclopédia, internet.
Exemplo: JUNQUEIRA, Sonia. Pesquisa escolar passo a passo. Belo Horizonte: Formato, 1999.
Consulte as normas da ABNT na página do Colégio Marista de Londrina



Leitura e Biblioteca escolar
“As histórias são como bálsamos medicinais. Achei as histórias interessantes desde que ouvi minha primeira. Elas têm uma força! Não exigem que se faça nada, que se seja nada, que se aja de nenhum modo – basta que prestemos atenção. A cura para qualquer dano ou para resgatar algum impulso psíquico perdido está nas histórias. Elas suscitam interesse, tristeza, perguntas, anseios e compreensões que fazem aflorar o arquétipo...” Clarissa P. Estes.

A leitura tem papel fundamental no desenvolvimento intelectual e cultural de qualquer indivíduo. É através dela que se criam novas identidades, novas formas de inserção social, novas maneiras de pensar e agir.
Ler é aflorar a mente do leitor para a imaginação. À escola cabe desvelar ao aluno esse universo magnífico que só o livro pode proporcionar, seja enquanto informação apenas, seja como instrumento que enleva o espírito, ou que convida a “viajar”. Portanto, estimular e incentivar a leitura, formando hábito, é, papel primordial da escola.
Vocês sabiam que na escola existe um tesouro a explorar? Ao alcance de todos, é capaz de operar pequenos milagres em quem se apossa dele. Ele aumenta à medida que transfere sua riqueza (o conhecimento) para um número cada vez maior de professores e alunos.
 A biblioteca vem, com responsabilidade em relação ao leitor, facilitando a alfabetização e, juntamente com a escola, incentivando a leitura e a pesquisa.
Existem várias sugestões simples que ajudam a construir o hábito de leitura e reforçam o papel da biblioteca escolar entre os estudantes, tais como:

Deixar os livros ao alcance da mão, principalmente aos alunos da educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental.
Manter o acervo atualizado fazendo novas aquisições, repondo e recuperando os volumes danificados. O bibliotecário deve ter sempre a parceria dos professores, alunos, editoras, para a escolha do acervo. As assinaturas de revistas e jornais devem estar sempre atualizadas.
O empréstimo de livre escolha deve acontecer sempre.
O aluno como autor dos livros. Os livros produzidos por eles devem ser colocados na estante. O aluno se sente parte integrante da biblioteca, contribuinte do acervo.
O ambiente deve ser agradável, com atenção especial à iluminação do local e, ao mesmo tempo, acolhedor, com almofadas, tapetes, pufes, que permitam à criança sentar no chão, sentir-se à vontade, em posição e atitude de quem vai desfrutar de algo muito prazeroso: a leitura.
A biblioteca deve ser também um centro cultural, com exposições dos trabalhos escolares e também com trabalhos dos artistas locais, englobando pintura, artesanato, fotos, enfim, arte em geral.
A criança deve ter autonomia. Segundo os especialistas, toda classe deve ir ao menos um dia por semana à biblioteca. Tanto faz se o horário é para pesquisa ou leitura livre. O que importa é sentir que a biblioteca faça parte do dia-a-dia delas.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a leitura é sempre um meio, nunca um fim. Recomenda-se que o acervo da Biblioteca seja variado, que nos momentos de leitura livre o professor leia junto com a turma e que os alunos também possam escolher as próprias leituras e levar os títulos para casa.
Algumas bibliotecas dos Colégios Maristas são denominadas como CRA (Centro de Recursos de Aprendizagem), pois não se limitam a ser um lugar de acúmulo de textos e materiais mas, sim, um espaço em que se unem diferentes recursos, tendo como respaldo o currículo da escola.
É necessário que os educadores (professores, bibliotecários, atendentes de biblioteca...) tenham a percepção da função e importância da biblioteca para o ensino, buscando a integração e propondo encaminhamentos enriquecedores na criação e manutenção de espaços de leitura e formação de leitores.
Somando esforços entre equipe docente e bibliotecários podemos empreender grande trabalho e excelentes projetos, visando fazer da leitura-prazer e lazer. Desta forma formaremos leitores ansiosos por conhecer e ampliar conhecimento, afinal   como dizia Monteiro Lobato, “uma nação se faz com homens e livros”.


Bibliografia

STEFANI, Rosaly. Leitura, que espaço é esse: uma conversa com educadores. 2.ed. São Paulo: Paulus, c1997.

SILVA, José Rovilson da (Org.) et al. Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.

PRADO, Ricardo. Biblioteca, tesouro a explorar. Nova escola, São Paulo, ano18, n.162, p.55-59, maio, 2003.

SCLIAR, Moacyr. A Internet vai trazer o jovem de volta à palavra escrita. Educação, Porto Alegre, ano 5, n.32, p.5-7, maio/jun. 2002.

                            Texto: Márcia Luciana Muller – Bibliotecária do Colégio Marista de Londrina

                                                    

Vídeo da Palavra cantada na Biblioteca
 
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