Os alunos da professora Fernanda Manella – 4º ano A – assistiram DVD com episódios de “O Minotauro”, na Biblioteca. No entanto, não foi possível assistirem à história completa, pois a aula acabou, feito que redundou num suspense, numa grande motivação das crianças sobre o que poderia ter acontecido na sequência da história:
“ – O que aconteceu com tia Nastácia?”
“ – Para onde ela foi?”
“ – E os bolinhos? Devem ser deliciosos!”
Muitos foram os comentários e questionamentos, principalmente a respeito dos deliciosos bolinhos da tia Nastácia!
“ – Eu sei que é rápido o procedimento do bolinho de chuva, porque já vi minha avó fazer e, realmente, é bem rápido.”
(Caio)
“ – Eu sempre ajudo a minha avó a fazer os seus bolinhos e sempre tem que esperar a massa crescer, e a da tia Nastácia não precisava esperar crescer.”
(Maria Fernanda)
As crianças do 4º ano A fizeram a seguinte inferência a partir dos comentários a respeito dos bolinhos: Se é rápido para fazer, e tia Nastácia estava demorando demais na cozinha, alguma coisa estranha estava acontecendo! Foi assim, segundo os alunos, que a turma do Sítio percebeu que tia Nastácia havia sido raptada.
E os bolinhos? Quanta vontade de comê-los! As crianças pegaram na Biblioteca o livro “Receitas do Sítio do Picapau Amarelo”, onde encontraram a receita dos bolinhos de tia Nastácia. Ah, mas será que a receita da avó ou da mãe, os bolinhos que a gente costuma comer em casa, é a mesma receita da tia Nastácia? Vamos compará-las!
A vontade de comer esses suculentos bolinhos cresce a cada minuto... Então, por que não fazê-los? Em breve, a professora Fernanda fará os bolinhos juntamente com a turma do 4º ano A, na cozinha experimental da Educação Infantil. Aguarde notícias!
Já em sala de aula, foi feita uma produção coletiva, com o trecho de “O Minotauro” a que haviam assistido. Como tarefa, os alunos fizeram o desfecho da história, o que eles imaginavam que poderia ter acontecido com tia Nastácia. Veja a seguir a parte que corresponde à produção coletiva e, em vermelho, a finalização feita por uma das alunas.
O MINOTAURO
Em uma noite, Dona Benta, como de costume, estava com seus netos, Narizinho e Pedrinho, e também Emília, Visconde e tia Nastácia, contando suas histórias fantásticas.
Dessa vez escolheu sobre a Grécia Antiga para contar a lenda do Minotauro,
Enquanto isso, tia Nastácia resolveu fazer os seus maravilhosos bolinhos...
Inesperadamente, atraído pelo cheiro, aparece o Minotauro na cozinha da tia Nastácia. Ela ficou assustadíssima, apavorada!
A Turma do Sítio ficou preocupada com a demora da tia Nastácia e resolveu espiar o que estava acontecendo...
Quando chegaram à cozinha, perceberam que tia Nastácia e seus bolinhos haviam desaparecido.
O que aconteceu?
A turma do Sítio, inclusive tio Barnabé, Saci Pererê, Rabicó e outros que trabalhavam lá, saíram à procura da boa negra...
Eles acharam algumas pegadas e seguiram ao labirinto, mas não sabiam como salvar a tia Nastácia.
Tia Nastácia fez muitos bolinhos para o Minotauro, que comeu muito e ficou muito gordo e se entalou na poltrona.
Assim, a boa negra gritou e a turma do Sítio foi salvá-la. Eles foram embora, seguindo o novelo de lã que soltaram no caminho, e foram para casa.